Economia
Prof. Ronaldo
1. PIB
2. ESCASSEZ ECONOMICA
3. INFLAÇÃO ANTES DO PLANO REAL
4. NOVA ORDEM MUNDIAL
5. A BIPOLARIDADE ECONOMICA
6. BRICS
7. MERCOSUL
8. ONU
9. OMC
10. TRATADO DE VERSALHES
11. QUEDA DO MURO DE BERLIM
12. QUEDA DA BOLSA DE NY EM 1929
1. PIB
O Produto Interno Bruto é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado.
PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações e importações
O método moderno de aferição do desempenho dos diversos setores da economia foi estabelecido pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Ele formulou os princípios do cálculo na década de 1940.
2. ESCASSEZ ECONOMICA
A escassez é definida como limitação de recursos enquanto pobreza é a falta do mínimo de recursos para satisfazer as necessidades humanas. Escassez surge em virtude das necessidades ilimitadas das pessoas e da restrição física de recursos.
Tem a ver com a lei da oferta-procura: quando determinado produto está em falta (devido à enorme procura), isso indica escassez, ainda que os consumidores em questão disponham do montante para comprar tal produto; no que difere da pobreza, obviamente.
3. INFLAÇÃO ANTES DO PLANO REAL
No contexto da Economia, inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviço.
A noção de inflação da economia surgiu em 1838, e significa o aumento dos preços que acontece de forma persistente e que resulta na diminuição do poder de aquisição de uma moeda.
Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel-moeda pelo Governo para cobrir os gastos do Estado. Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não houve