Teste
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO DE
BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA
E NÃO FERMENTADA
1
O que é Bebida Láctea?
No Brasil, a Instrução Normativa nº 16, de 23 de agosto de
2005, que aprova o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Bebida Láctea, define bebida láctea como o produto lácteo resultante da mistura do leite e soro de leite adicionado ou não de produto ou substância alimentícia, gordura vegetal, leite fermentado, fermento lácteo selecionado e outros produtos. A base láctea representa pelo menos 51% de massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto.
O que é o soro de leite e qual a sua importância?
O soro de leite é a porção aquosa do leite que se separa da massa durante a fabricação de queijos. O soro é considerado um alimento muito rico, pois possui mais da metade dos nutrientes do leite (proteínas, sais minerais como o cálcio, vitaminas e, principalmente, lactose).
O pior destino que se dá ao soro é o seu descarte em lagoas e rios, pois é um poluente que traz indesejáveis consequências.
Quando lançado indevidamente nos rios, provoca o consumo do oxigênio da água pelo desenvolvimento de bactérias e outros organismos que utilizam seus componentes. A falta de oxigênio na água pode provocar a morte dos peixes, além de sérios problemas de contaminações, tornando-a imprópria para o consumo.
2
Por que fabricar bebidas lácteas?
A fabricação de bebida láctea constitui alternativa viável tecnologicamente, podendo ser facilmente produzida e comercializada pelas pequenas fábricas e pela agricultura familiar, sem a necessidade de grandes investimentos, aproveitando o soro disponível gerado durante a fabricação do queijo de coalho.
Além disso, são muito nutritivas, seguras e apresentam menor custo de fabricação. As bebidas lácteas fermentadas são uma alternativa a produtos lácteos, como iogurtes e leites fermentados,