Teste
Geraldo Henrique Neto1, Gilmar Cação Ribeiro1, Fabio Valiengo Valeri2
1
Bacharelado em Ciência da Computação, Centro Universitário Moura Lacerda, Brasil
2
Instituto Victório Valeri de Diagnósticos Médicos, Brasil
Resumo - O sistema implementa técnicas de processamento de imagens digitais, permitindo extrair parâmetros relevantes das imagens mamográficas em análise, aprimorando a acuracidade na detecção de tumores, alterações anatômicas e lesões estruturais, a fim de obter diagnósticos precisos.
Palavras-chave: Mamografia, processamento de imagens, diagnóstico.
Abstract - The system implements digital images processing techniques, allowing to derive relevant paramaters from mammographic images analyses, improving tumors detection accuracy, anatomical alterations and structural injuries in order to obtain reliable diagnosis.
Key-words: Mammography, images processing, diagnosis.
Introdução
Atualmente, no Brasil, o câncer de mama é responsável pela maior taxa de mortalidade entre as mulheres. Dos 402.190 novos casos de neoplasia maligna diagnosticadas em 2003, o câncer de mama foi o que apresentou a segunda maior incidência entre a população feminina, sendo responsável por
41.610 novos casos, de acordo com o Instituto
Nacional do Câncer[1].
A sobrevida das pacientes depende, fundamentalmente, do tamanho do tumor diagnosticado inicialmente e a presença ou ausência de metástases em linfonodos axilares. Assim, o objetivo precípuo é realizar um diagnóstico precoce, contribuindo diretamente a um melhor prognóstico, permitindo uma cirurgia menos radical (mastectomia) e proporcionando melhores índices de intervalo livre de recidiva.
A mamografia é, isoladamente, o mais importante método de imagem na detecção das alterações da mama, possuindo uma sensibilidade próxima a 90%. A sensibilidade da mamografia no tecido adiposo é excelente, em contraste com um pior desempenho com o