O que é a inadimplencia
Inadimplência: Não pagamento até a data de vencimento de um compromisso financeiro com outrém, quando feita negociação de prazos entre as partes, para aquisição de bem durável ou não-durável, ou prestação de serviços, devidamente executados.
Fonte: Wiki
População confunde dívidas com inadimplência – Entenda a diferença
Alguns termos já fazem parte do cotidiano, contudo, a definição exata ainda é um mistério para boa parte da população. Isso ocorre com os termos “dívidas”, “inadimplência” e “compromissos”, mas quais as diferenças entre eles?
Vamos começar com o mais simples que são os compromissos. Esses são obrigações que se tem mensalmente como aluguel, telefone, internet, mas, que ainda não se tornaram uma dívida, pois, a mensuração do valor só ocorrerá ao fim do período. Os consumidores que possuem compromissos devem ter uma planilha com todos anotados, com a data de pagamento e uma estimativa do valor que será.
Já os termos inadimplência e dívidas se confundem muito, porém, dívidas é muito mais amplo. Funciona da seguinte forma: inadimplência ocorre depois que o consumidor se compromete com o pagamente de algum valor em uma data, contudo, não consegue realizar dentro do prazo. Em função disso, ocorrem cobranças, tendo até o risco de o consumidor ter seu nome em lista de devedores de alguns órgãos, como Serasa e SPC.
Dívidas englobam os consumidores que estão inadimplentes, contudo, abrange um número muito maior de pessoas, nesse grupo também estão as pessoas que compram um produto e parcelam, também quem financia carro ou casa, distribui cheque pré-datados, pagam a parcela mínima do cartão, pegou dinheiro emprestado e tem que pagar parcelas desse empréstimo, dentre outros. Em resumo, essas são as pessoas que já se comprometeram com um valor a ser pago, caso contrário a pessoa se tornará inadimplente.
Para exemplificar, se você financiou um carro, você tem uma dívida, agora, se deixou de pagar as parcelas, além da dívida,