Inadimplencia
Introdução
Inadimplência
Neste estudo vamos apresentar os índices de inadimplências dos 10 maiores bancos que atuam no mercado brasileiro.
A inadimplência é fator chave para mensurar a saúde da instituição e elaborar estratégias de controles de risco.
Existem fatores relevantes que interferem direta e indiretamente nos controles de riscos de uma instituição, exemplo, analise de risco por região, faixa de idade, estado civil, tempo de constituição da empresa etc.
Identificar as ferramentas que ajudem ao administrador pulverizar os ricos e gerir de maneira eficaz a alocação de suas carteiras é essencial para manter a solvência de uma instituição.
ITAÚ
O índice de inadimplência total, considerando o saldo das operações em atraso há mais de 90 dias, alcançou 4,5% em junho de 2011, apresentando ligeira deterioração de 0,3 pontos percentuais em relação a dezembro de 2010. A inadimplência da carteira de clientes pessoa física atingiu 5,8% no semestre, mantendo o mesmo nível do final do ano de 2010. A inadimplência da carteira de clientes pessoa jurídica atingiu 3,5% ao final de junho de 2011, apresentando aumento de 0,6 pontos percentuais em relação a 31 de dezembro de 2010.
[pic]
O índice de inadimplência total (operações de crédito com atraso superior a 90 dias) atingiu 4,5% em junho de 2011, crescendo 0,3 pontos percentuais em relação a março de 2011 e reduzindo 0,1 pontos percentuais em relação a junho de 2010. O principal crescimento de inadimplência foi verificado no segmento de micro e pequenas empresas.
[pic]
O índice de inadimplência total (operações de crédito em atraso superior a 90 dias) atingiu 4,5% em junho de 2011, aumentando em 0,3 pontos percentuais em relação ao período anterior. O aumento da carteira em atraso no segmento de micro e pequenas empresas foi o principal responsável pela piora deste índice, como pode ser observado nos gráficos de