Compactação de cavacos metalicos
Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos, um desses processos é a usinagem.
Usinagem aplica-se a todos os processos de fabricação onde ocorre a remoção de material sob a forma de cavaco Ex: Torneamento, Furação e Fresamento.
[pic][pic]
Figura 1: Torno Figura 2: Furação
[pic]
Figura 3: Fresagem
Devido à utilização cada vez maior de equipamentos para usinagem de alto desempenho, a aplicação de fluidos de corte em abundância durante o processo tornou-se uma necessidade obrigatória, sendo que os cavacos resultantes desta operação são coletados completamente impregnados de óleo de corte. A reciclagem do cavaco desta forma é praticamente impossível, pelo alto volume de óleo existente.
[pic]
Figura 4: Torno
A função específica do fluido de corte solúvel (óleo) no processo de usinagem é a de proporcionar lubrificação e refrigeração que minimizem o calor produzido entre a superfície da peça e a ferramenta, prolongando e auxiliando na eliminação dos cavacos. Os óleos usados são: integral, solúvel, sintéticos, vegetal, semi-sintético e mineral. O mais usado é o sintético, pois apresenta melhor: filtrabilidade, calor removido, custo, manutenção e menos impacto ao meio ambiente.
A importância relativa de cada uma das funções dependerá, ainda, do material usinado, do tipo de ferramenta usada (geometria definida ou indefinida), das condições de usinagem, do acabamento superficial e do controle dimensional exigido.
O órgão ambiental (IBAMA) observa que os óleos integrais usados devem ser reaproveitados ou vendidos a terceiros legalmente autorizados. Podem também ser descartados após tratamentos adequados ou incinerados dentro dos parâmetros aceitáveis pela legislação brasileira.
A