QUESTION RIO DEFEITOS E USINAGEM TECNOLOGO Resolvido

1566 palavras 7 páginas
SENAI PR – TECNÓLOGO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA.

PROCESSOS DE FUNDIÇÃO

Professor (a): Cheng Te Hung Data: 25 de junho de 2015

Nome: _Rodrigo Tavares de Lemos_______________________________________

Questionário de Processos de Fundição

1)- Cite sete tipos de defeitos em peças fundidas, apresentando as suas causas e suas soluções.

Quebra de partes do molde
Causas: Normalmente a principal causa deste tipo de defeito é a baixa plasticidade de areia, aliada, eventualmente, a uma baixa resistência mecânica do molde, bem como a uma desregulagem do sistema de extração de moldes da máquina. Soluções: .aumento do grau de preparação da mistura, adequação do teor de bentonita, aditivo (amido de milho) e água da mistura .socamento adequado do molde da máquina .melhora do sistema de extração de moldes da máquina .cuidados na colocação de machos e chapelins nos moldes

Penetração metálica
Causas: .falta de fluidez da mistura .grau de compactação deficiente. Soluções: .aumentar o grau de preparação da mistura .aumentar o grau de compactação do molde.

Erosão
Causas: . falta de plasticidade da areia . resistência mecânica insuficiente do molde . uso de areia base muito grossa . elevada temperatura da areia Soluções: Areia fria e um sistema de alimentação tal que permita um enchimento suave da cavidade do molde, melhorar o grau de preparação da mistura.

Sinterização de areia
Causas: Embora este defeito também possa ser provocado pôr uma forte penetração metálica nos vazios intergranulares, do molde, na maioria das vezes ocorre pôr meio de reações metal-molde. Soluções: .melhora do grau de preparação da mistura .aumento da adição de geradores de carbono vítreo à mistura.

Escamas
Causas: .baixa resistência à tração a úmido da mistura. .excesso de tensões de compressão do molde. Soluções: .melhora do grau de preparação da mistura .uso de bentonita com estabilidade térmica e resistência à tração a úmido mais elevadas. .aumento do teor

Relacionados

  • A matemárica na engenharia mecânica
    61273 palavras | 246 páginas