Marketing
Para atrair a atenção dos consumidores, o comércio usa estratégias de neuromarketing. O jeito como o preço de um produto é informado, a cor usada na parede da loja e até a música estão ali para influenciar você a gastar mais.
Alguns exemplos abaixo
Loja Departamentos
* Escadas rolantes são posicionadas de forma que o cliente precise andar pela loja inteira para encontra lás. O objetivo é fazer com que ele passe por diversos setores da loja e seja tentado a comprar.
* Visão Total
O pé direito alto permite ao consumidor ter uma visão ampla dessa forma, tenderá a circular por toda a loja, aumentando as chances de compra.
* Provadores * Espaço para experimentar
Quanto maior o provador de roupas, mais a vontade o consumidor fica. Isso faz com que ele passe mais tempo experimentando peças, o que aumenta as chances de compra.
Informática
Uma pesquisa no Reino Unido revelou que uma música agradável faz o consumidor ficar mais tempo na loja, ter vontade de voltar, recomendar para outras pessoas e gastam mais.
* Foco nos Produtos
As lojas de informática costumam ter pé direito baixo. O objetivo é fazer o consumidor se concentrar mais nos detalhes dos produtos, atitude essencial para a venda.
* Produto Premium
Alguns produtos são colocados em áreas mais nobres das lojas. Isso dá ideia de que são mais inovadoras e de maior qualidade geralmente, esses produtos tem margem de lucros maiores. Supermercados
* Os supermercados Facilitam
A conta nas promoções é mais fácil vender um produto de R$ 10 pro 8 do que um de R$10 por 7,85, pq fica mais simples calcular o desconto.
* Produtos Frescos
Frutas e vegetais costumam ser expostos em caixas de papelão ou caixotes de madeira para dar a impressão de que eles acabaram de ser enviados pelos produtores a loja e por isso estão mais frescos.
* Sentido Anti Horário
Pesquisam mostram que clientes gastam 7 % mais quando andam no sentido anti-horário,