teste sonoro
Pode ser DIRETA: quando temos um animal suspeito para uma determinada doença (por exemplo: brucelose, causada pela Brucella) e coletamos o sangue desse animal, esperando encontrar no soro, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anti-corpos&action=edit&redlink=1" \o "Anti-corpos (página não existe)" anti-corposp/ a doença em questão. Em seguida, colocamos o soro em contato com o Ag (Brucella). Se o resultado for positivo, haverá uma aglutinação, em função da reação Ag/Ac. Pode ser INDIRETA: não vamos observar a aglutinação propriamente dita. Vamos ler - para demonstrar que esta ocorrendo aglutinação - uma hemólise.
Exemplo: Pega hemáceas de bovinos e associa com Ag's (que queremos pesquisar). Esses Ag's que foram associados às hemáceas, temos no laboratório, de forma atenuada. Esse Ag vai aderir às hemáceas do bovino. O Ag sozinho aderido à parede da hemácea, em geral não causa tantos danos (inicialmente). Após um tempo, adiciona a essa mistura, o soro do animal suspeito (animal que quero saber se tem ou não a doença: não sei se ele tem ou não AC's p/ a doença). Se o animal for positivo p/ doença, o soro será repleto de AC's, que se ligam aos Ag's que estão presos à parede da hemácea: Ac's+Ag's+parede da hemácea é suficiente para causar uma hemólise, liberando muita hemoglobina. A hemoglobina é quantificada. Então, se houve hemólise, digo que o teste é positivo.
SOROAGLUTINAÇÂO MICROSCOPICA É o método mais sensível e específico para o diagnóstico da leptospirose, sendo o método de escolha recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Utiliza antígenos vivos de cepas representativas de cada sorotipo. As aglutininas surgem na primeira ou segunda semana de doença com pico na terceira ou quarta semanas. O teste é considerado positivo na maior diluição que aglutinar