maens
Fisiologia do Exercício
Ficha nº4
Teste Luc-Léger
Objectivo:
O objectivo deste teste é estimar o VO2max (ml.kg-1min-1), permitindo avaliar a capacidade aeróbica dos sujeitos. È um teste do tipo progressivo, maximal e indirecto.
Metodologia:
Condições e Material:
espaço com pelo menos 20 metros;
duas linhas demarcadas no solo (fita de marcação);
cones de marcação (definir corredores);
fita métrica;
cassete áudio gravada com bips;
aparelhagem;
folha de registo;
Protocolo
Antes do Teste
Marcar o percurso de 20 metros, deixando o espaço de um metro para cada um dos lados, para permitir as mudanças de direcção. Delimitar os corredores, deixando o espaço de um metro entre os participantes.
Explicar aos participantes, em detalhe, os procedimentos do teste e clarificar eventuais dúvidas.
Verificar se as sapatilhas estão devidamente apertadas (laço duplo aconselhado)
Realizar alguns exercícios gerais de aquecimento.
Antes do início do teste existe um período de experimentação em que os sujeitos executam alguns percursos para se adaptarem ao sinal sonoro, que marca o ritmo de corrida.
Teste
O teste consiste em realizar percursos de 20 metros, em regime de vaivém, a uma velocidade imposta por sinais sonoros (provenientes de uma gravação do protocolo do teste).
O teste inicia-se a uma velocidade de 8,5 km.h-1 e é constituído por patamares de um minuto, com o aumento da velocidade e consequentemente o aumento do nº de percursos em cada patamar.
Os participantes colocam-se na linha de partida e iniciam o teste ao primeiro sinal sonoro. Deverão chegar ao local marcado, ultrapassando a linha, antes de soar o próximo sinal sonoro. As mudanças de direcção devem ser feitas com paragem e arranque para o lado contrário, evitando trajectórias curvilíneas.
Em cada patamar (cada