Trabalhos
O ambiente político-legal, assim como os outros ambientes de negócios, está em constante mudança e adaptação à realidade. As leis se transformam para acompanhar a evolução da sociedade, mesmo que em ritmo mais lento que esta; modificam-se para se adaptarem às transformações nos âmbitos econômicos e sociais. A versatilidade do mercado e a competição acirrada provocam mudanças cada vez maiores e mais rápidas no mercado e na sociedade e, consequentemente, nas leis. Por isso as tendências de mudanças no ambiente político-legal devem ser analisadas e seus impactos para os negócios, estudados, a fim de fazer com que aparentes ameaças tornem-se oportunidades de mercado para as empresas.
Como exemplos têm as leis que podem criar grandes novas oportunidades de negócios, como as que tornam a reciclagem obrigatória: as novas regras deram grande incentivo à indústria de reciclagem e estimularam a criação de novas empresas que fabricam produtos a partir de materiais reciclados.
Segundo Kotler (2004), observa-se duas macro tendências nesse ambiente: o incremento da legislação que regulariza os negócios e o crescimento de grupos de interesse especiais.
Legislação que regulariza os negócios possui três propósitos centrais: proteger as empresas da concorrência desleal, proteger os consumidores de práticas de negócios desleais e proteger os interesses da sociedade do comportamento desenfreado das empresas.
Ao longo dos anos, esse conjunto de leis tornou-se mais complexo, abrangendo comportamento da concorrência, padrões de produtos, responsabilidade por produtos e transações comerciais entre países. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor faz parte desse processo.
No crescimento de grupos de interesse especiais existem organizações sociais que