Instalação de Lâmpadas
Este relatório tem como objetivo demonstrar a verificação do experimento em laboratório referente à instalação elétrica de dimmer, emissores sonoros e luminosos.
Introdução Teórica
Dimmer
Definição
Dimmer é um componente elétrico utilizado para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga. Através da diminuição ou aumento da tensão controlam a intensidade da luz produzida pela lâmpada. Um dimmer tem como objetivo fazer com que aumente ou diminua a intensidade luminosa através de um potenciômetro, que auxilia nessa operação.
Aplicação
Controles do tipo Dimmer são amplamente utilizados em instalações elétricas residenciais. O nível de iluminação em uma sala comercial, por exemplo, determina o as atividades que você pode ou não fazer, e esse grau de luminosidade tem efeito significativo sob as condições de conforto visual nesta atividade. Figura 1- Faixa de controle (%) de luminosidade de uma lâmpada incandescente
Utilizam-se vários tipos de acomodações para diferentes propósitos, e estas funções demandam diferentes intensidades de luz. Portanto, o interruptor dimmer, torna-se um conveniente componente elétrico que permite ajustar níveis de luminosidade de ampla faixa de variação, simplesmente girando um botão ou deslizando uma alavanca.
Figura 2- Controle de Dimmer para uma lâmpada Incandescente comum
Figura 3- Imagem representativa de um Dimmer (controle por botão)
Funcionamento
Os componentes elétricos do tipo “Dimmer” controlam a luminosidade ligando e desligando o circuito para reduzir a quantidade total de fluxo de energia. O circuito da lâmpada é desligado várias vezes por segundo. O ciclo de alternância é feito em torno da flutuação da corrente alternada doméstica (AC). A corrente AC possui polaridade de tensão variável. Na oscilação de uma onda senoidal, ela flutua de uma voltagem positiva a uma voltagem negativa. Em outras palavras, o movimento da carga elétrica que compõe a corrente