Teste de chama
Curso de Química
TESTE DE CHAMA
Nome...
1º Semestre - Noturno
São Paulo, Maio de 2011.
OBJETIVO
Identificar a presença de um determinado metal na amostra, através da transição de seus elétrons, isto é, mudança visível na coloração da chama do bico de busen.
INTRODUÇÃO
Neste relatório serão descritos os experimentos relativos ao Teste da Chama. O teste, muito conhecido na área da física e da química. O método se baseia no espectro de emissão característico que cada elemento emite ao receber energia. O presente estudo utilizou algumas amostras já conhecidas previamente e foi direcionado a relacionar as cores observadas no interior da chama. A chama foi proveniente de um bico de Bunsen utilizando gás como combustível. No relatório também estão contidos os métodos utilizados bem como os materiais e uma breve revisão da literatura referente ao teste.
REVISÃO DE LITERATURA
O teste de chama é um ensaio utilizado na química analítica que permite detectar a presença de alguns cátions em amostras de compostos, baseando-se no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste tira proveito do fato de que quando um determinado elemento químico é exposto a uma quantidade de energia (para a chama, energia em forma de calor), parte dos elétrons da última camada de valência recebe esta energia e avança para um nível de energia mais elevado, alcançando um estado conhecido com estado excitado. Ao retornar do estado excitado para o estado anterior (estado fundam), os elétrons liberam a energia recebida em forma de radiação. Nesse contexto, cada elemento químico libera radiação em um comprimento de onda característico, visto que quantidade de energia demandada por um elétron ao ser excitado é diferente para cada elemento. E