teste de chama
Descente Thiago
24 DE ABRIL DE 2014
OBJETIVO
Detectar os elementos formados de um determinado composto , através do ensaio por via seca ( ensaio de coloração de chama ).
INTRODUÇÃO
MATERIAIS E REAGENTES
Vidro e relógio
Béquer
Cabo de Kole
Fio de Monel (liga de Ni-Cr)
Bico de Bunsen
Solução de acido clorídrico 6 mol/L
Sais Utilizados
Na C1 KCl CaCl2 SrCl2 BACL2 CUCL2 Li Cl
MG
PARTE EXPERIMENTAL
1. Fixar o fio de Monel: Na extremidade do cabo de Kole.
2. Em seguida acenda o bico de Bunsen ajustando a chama de forma que haja uma combustão limpa e a chama fique azul.
3. Limpeza do fio de Monel: Colocar o fio em uma solução de ácido clorídrico 6M contida em um vidro de relógio, em seguida leva-lo à região de fusão da chama do bico de Bunsen. Repetir o processo até que o fio esteja limpo completamente limpo. O fio estará limpo quando não mais transmitir coloração.
4. Mergulhar o fio na solução de ácido clorídrico contida em um vidro de relógio e, então numa porção da substância em analise, de modo que esta fique aderida ao fio. Levar o fio contendo a amostra á zona oxidante inferior da chama e, então, observar a cor transmitida à chama. Repetir o procedimento de limpeza do fio e testar outro sal.
5. Fita de magnésio. Levar à pontinha da fita de Magnésio a zona oxidante do bico de Bunsen até que haja a combustão do magnésio.
RESULTADOS E DESCUSSÃO
Sais analisados
CuCl2 metal de cobre . Quando este sal entra em contato com o calor do bico de Bunsen emite uma cor azul esverdeado isso ocorre porque quando o sal entra em contato com a chama os elétrons saltam para um nível mais