botania
As observações ocorreram em diferentes lugares. No caso das briófitas e pteridofitas, foram encontradas no interior de Ipira, próximo a reservatório de água e a plantação de bambu foram encontrado exemplares de briófitas e na borda de mata foi encontrado o exemplar do pteridófita, uma espécie de samambaia.
Os fungos são organismos heterotróficos que já foram consideradas plantas primitivas e sem clorofila. Porem atualmente esta claro que a única relação existente entre fungos e plantas é sua natureza séssil e sua forma de crescimento multicelular. Mais de 700.000 espécies de fungos identificados, sendo que o maior organismo vivo da Terra é um fungo encontrado nos Estados Unidos. Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação. A natureza dupla do líquen é facilmente demonstrada através do cultivo separado de seus componentes. Na associação, os fungos tomam formas diferentes daquelas que tinha quando isolados, grande parte do corpo do líquen é formado pelo fungo. (RAVEN, 2012)
2.0 Objetivo
- Observar e descrever representantes de briófitas, pteridófitos, fungos e liquens.
3.0 Observações realizadas.
3.1 Procedimentos
O principal material utilizado foi à câmera digital para fotografar os exemplares, cada aluno procurou os exemplares e registrou com uma foto. A procura realizou-se no mato e nas encostas de sanga, as imagens serão utilizadas na identificação das estruturas de cada espécie, e na elaboração do relatório.
3.2- Registros fotográficos e identificação
As pteridófitas incluem a samambaias (figura 1) e as cavalinhas. São plantas vasculares sem sementes. A muitos anos samambaias tem sido