Preservação Ambiental
1 laudo compendiado da caracterização do pontal da foz do rio macaé
1 introdução
O laudo apresenta uma breve descrição da área objeto da Proposta de Restauração da Restinga do Pontal da Foz do Rio Macaé realizada Prefeitura de Macaé, situada no Município de Macaé/RJ.
2 justificativa
A vegetação de restinga do Pontal de Macaé está situada nas proximidades do centro da cidade do Município de Macaé/RJ, em local de grande visibilidade e recurso cênico, abrangendo uma área junto à foz do Rio Macaé e à Praia do Pontal (figura 01).
A estrutura física do solo é formada por cordão arenoso colonizado por vegetação nativa da restinga e com presença de muitas espécies exóticas. A sua localização está inserida na Área de Preservação Permanente (APP) segundo a Lei de Proteção das Florestas Nativas (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012). “As restingas, geralmente, possuem grande diversidade biológica e abrigam espécies de grande importância para a conservação, além de exercerem papel de contenção do substrato arenoso, que tende a ser deslocado quando retirada a vegetação.” Portanto, as restingas são ecossistemas de grande relevância para a conservação.
Esse remanescente tem grande intervenção antrópica (edificações diversas, desmatamento; queimadas e outros vandalismos) (fotos 1, 2, 3 e 4), comprometendo a sua estabilização e alterando a sua diversidade biológica.
Considerando um remanescente de grande representatividade do bioma e com a inserção cultural da atividade pesqueira do Município, por si só, justifica a intervenção da atividade conservacionista da referida área.
Foto 01 - Clareira e queimada Foto 02 - Clareira e queimada
Foto 03 - Atracação de barco feita na vegetação
Foto 04 - Clareira de acampamento e queimada
3 objetivo
O principal objetivo desse laudo é apresentar um plano de trabalho para a elaboração do Projeto Executivo do enriquecimento da cobertura vegetal da restinga do Pontal de Macaé/RJ.
Objetivos específicos