teste da chama
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LICENCIATURA EM FÍSICA
QUÍMICA – CFP 222
TESTE DA CHAMA
Discente: Olgaildes Santana Santos Neta
Amargosa - Bahia
Novembro/ 2011
Objetivo
Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação do centro metálico presente na solução salina e relaciona-lo com Diagrama de Jablonski.
Introdução
O teste da chama é baseado no Diagrama de Jablonski, um diagrama que ilustra os estados energéticos de uma molécula e as transições entre eles. Quando quantidade de energia é formada a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado produzindo o que é chamado de “estado excitado”. A temperatura da chama da lamparina é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de algumas substâncias que emitem luz, e ao retornarem ao estado inicial com cor especifica que pode ser detectado com total certeza a olho nu.
Materiais
Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino do Departamento de Química foram utilizados neste experimento:
Soluções salinas de:
1. Cloreto de bário
2. Cloreto de potássio
3. Cloreto de sódio
4. Cloreto de cobalto
5. Cloreto de Cobre
Ácido Clorídrico 1 mol l1
Alça de platina
Béqueres
Lamparina (fonte de ignição)
Procedimentos
Conforme o roteiro e as instruções do docente acende-se a lamparina, logo após mergulha-se a alça de platina na solução colocando-a em seguida na chama da lamparina, em seguida lava-se a alça de platina no ácido clorídrico para que possa ser mergulhada em outra substância e feita o mesmo procedimento.
Resultados e Discursão
A tabela a seguir mostra a cor obtida de cada solução em contato com a chama:
Solução