Contabilidade Introdutoria I
Resposta: A frase está totalmente sem coesão, no momento em que o emissor da placa sugere aos seus clientes que o estabelecimento encontra-se aberto todos os dias, ele entra em contradição que há um descanso e estão fechados as terças, denota que o emissor não obteve sucesso na mensagem a ser transmitida, mostrando imenso erro na linguagem visual a que propôs se comunicar .
Pode haver coerência sem coesão? Justifique sua resposta utilizando os elementos apresentados no texto “Pescaria” de Affonso Romano de Sant’Anna abaixo: (2,0)
O anil o anzol o azul
o silêncio o tempo o peixe
a agulha vertical mergulha
a água a linha a espuma
o tempo o peixe o silêncio
a garganta a âncora o peixe
a boca o arranco o rasgão
aberta a água aberta a chaga aberto o anzol
aqulíneo ágil-claro estabanado
o peixe a areia o sol.
Resposta: Sim, no texto acima percebemos poucos elementos de conexão dificultando assim o entendimento do leitor, porém identificamos alguns temas em comum das palavras que compõe o texto dando coerência. Nas palavras o peixe, a areia e o sol, nos leva a uma paisagem ao ar livre, mesmo não estando conectadas diretamente, todas as palavras fazem sentido e têm em comum a harmonia e a utilização correta dos tempos e posições a serem mencionadas.
2. Há intertextualidade na charge abaixo? Justifique sua resposta: (1,0)
Resposta: Sim. Podemos perceber que há ligação entre a imagem e o texto originando a intertextualidade, onde se propõe a mudança de uma história tão conhecida, traduzida em forma de paródia de uma maneira divertida e inusitada, criticando, ironizando, deixando em aberto várias interpretações e criando com a charge uma comunicação verbal e oral muito interessante.
Leia o texto abaixo, para responder à questão 4: É um mito a pretensa possibilidade de comunicação igualitária em todos os níveis. Isso é uma idealização. Todas as