A pesquisa em arte
1. Informações sobre o autor
Silvio Zamboni é artista visual e fotógrafo, pioneiro no uso de microcomputadores em arte no Brasil. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo USP, é professor aposentado do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Publicou o livro A Pesquisa em Artes – um paralelo entre arte e ciência, pela Editora Autores Associados. A obra já está em terceira edição, sendo a primeira datada de 1998.
ZAMBONI, SILVIO. Biografia. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2013.
2. Objetivos do texto
O livro “A pesquisa em arte” foi escrito de maneira em que o texto girasse em torno da pesquisa em artes, sendo esta não de maneira geral, mas sim sobre o universo das artes visuais que, apesar da limitação ao tema, engloba diversas vertentes, tais como história da arte, arte-educação, restauração, teoria da arte, curadoria, psicologia da arte, sociologia da arte e tantas outras. O autor utiliza o termo Pesquisa em Artes exclusivamente para pesquisas relacionadas à criação artística, que visa como resultado a criação de uma obra de arte. É citado no texto que, apesar do grande campo de estudos, ainda existem dúvidas em relação a pesquisa sobre as artes, onde “...toda arte, pela sua própria natureza, é pesquisa. daí não caber distinções.” (ZAMBONI, SILVIO. A pesquisa em arte - um paralelo entre arte e ciência. Pág. 7). Porém tal trabalho gira em torno do processo do trabalho em arte.
3. Idéias centrais e argumentos
Em tal capítulo o autor analisa o conhecimento humano a partir de divisões mensionadas por Descartes, sendo estas: Evidência, divisão, ordem e enumeração. Apesar disso, o autor não utiliza o método e inclusive condena a divisão do pensamento em sub divisões, pois diz ser “reducionista”. Pensamentos filosóficos são discutidos para exemplificação de teorias e para provar que a