a arte da pesquisa
O livro começa citando que ao seu desenrolar será ensinado todos os passos para se faze uma boa pesquisa. Que os pesquisadores em cada passo perceberão que precisam mudar coisas que já eram ditas como certa, que terão que voltar em certos pontos, sem contar que vão trabalhar simultaneamente em diversas etapas de seu projeto. É afirmado que o objetivo de um relatório de pesquisa é instituir um dialogo com os leitores, e principalmente acabar mudando a opinião de pessoas, as quais não estavam dispostas a mudar, mas que acabam sendo influenciadas por seu texto e argumentação.
O primeiro passo a ser tomado é fazer planos, ou seja, decidir o que se quer fazer e ter uma noção já de que materiais serão necessários, como encontra-los e utiliza-los. Já imagina o que quer obter com todas essas pesquisas, qual a sua intenção com esse projeto, entretanto este plano pode mudar ao longo do percurso. E para um melhor entendimento é bom se questionar qual a importância de uma pesquisa, a resposto normalmente é para resolver um enigma, a descoberta de algo novo. Mas também para iniciantes principalmente a pesquisa ajudara a compreender o assunto estudado, as técnicas vão sendo associadas com certos assuntos, vai se criando experiências e novos conhecimentos. E percebe-se o valor do conhecimento, o quão essencial é.
Após algumas breves explicações e conselhos, começa a ter um aprofundamento em cada item. No capitulo um, ”pensar por escrito: os usos público e privado da pesquisa”, tem o foco em explicar o porquê se dedicar a uma pesquisa, o porquê fazer relatórios. E assim afirmando que pesquisas são feitas todos os dias, afinal pesquisar é juntar informações para descobrir uma resposta de uma pergunta, alcançando uma solução de um problema, desafio. É necessário ter um planejamento, a execução, produto, e principalmente desenvolver um relatório. Até porque escrever nos faz lembrar, nos faz entender e nos dá uma melhor compreensão, ou seja, o