Arte da pesquisa
Informações adicionais do autor:
Booth, Wayne C. é professor emérito da universidade de Chicago. Entre outros livros, escreveu “The rhe toric of fiction”.
Colomb, Gregory G. é professor de literatura comparada na universidade de Virginia, e autor de “Designs on truth”.
Williams, Joseph M, é professor emérito da universidade de Chicago, e autor “Style: toward clarity and grace”.
“A pesquisa e sua divulgação constituem uma indústria enorme no mundo atual. (...) Quem não for capaz de fazer uma pesquisa confiável, nem relatórios confiáveis sobre a pesquisa de outros, acabará por se achar a margem de um mundo que cada vez mais vive de informações”. (p. 7)
“Pesquisar é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema”. (p. 7)
“(...) as pesquisas feitas por outros determinam a maior parte daquilo em que todos nós acreditamos (...)”. (p. 8)
“(...) sem pesquisas confiáveis publicadas, seriamos prisioneiros apenas do que vemos e ouvimos, confinados às opiniões do momento”.(p. 8)
“Nosso mundo, hoje, é diferente por causa das pesquisas (...). Não é exagero afirmar que, se bem feita, a sua mudara o mundo de amanhã”.(p. 9)
“Ao fazer um relatório de sua pesquisa, você terá de satisfazer uma multidão de requisitos estranhos e complicados, (...)”.(p. 9)
“A primeira razão para registrar por escrito o que você descobriu é apenas lembrar.(...) A maior parte das pessoas só conseguem responder a questões mais complicadas com a ajuda da escrita (...) O que você não registrar por escrito será esquecido ou, pior, será lembrado de modo incorreto”.(p. 9)
“Uma segunda razão para escrevermos é ver com maior clareza as relações entre nossas ideias. Ao organizar e reorganizar os resultados de sua pesquisa, você vê novas relações e contrastes, complicações e implicações que do contrario poderia passar despercebidos”.(p. 10)
“Escrever induz a pensar (...)”.(p. 10)