Tesouro direto
São ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar as atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infra-estrutura.
Existem várias vantagens ao investir no Tesouro Direto entre elas podemos citar: Com apenas R$ 100, um investidor já pode comprar Títulos; Capacidade do investidor de gerenciar seus investidor, escolhendo Títulos de curto, médio ou longo prazo; Capacidade do investidor de escolher Títulos que renderão de acordo com índices de inflação, taxa Selic ou prefixados; Alta liquidez. O Tesouro Nacional Garante a recompra do seu Título todas as quartas-feiras; As taxas de administração e custódia são baixas e o IR é cobrado somente no momento de venda ou vencimento do Título, isso significa que o valor de IR renderá enquanto manter o investimento; Após a data de vencimento, o seu investimento será creditado automaticamente em sua conta.
Vantagens e Indicações
O investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento; Grande variedade de vencimentos; Rende a juros compostos, a rentabilidade mensal é automaticamente reinvestida; É indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia.
Desvantagens
Rendimento nominal. O investidor está sujeito a perda de poder aquisitivo em caso de alta inflação.
Vantagens e Indicações
O investidor sabe exatamente a rentabilidade a ser recebida até a data de vencimento; Indicado para o investidor que deseja obter um fluxo de rendimentos periódicos (pagamentos semestrais) a uma taxa de juros pré-definida; Indicado para o investidor que acredita que a taxa prefixada será maior que a taxa de juros básica da economia.