Análise do filme “filadélfia”
1- Após ter sido despedido da firma de advogados onde trabalhava, qual passou a ser o objetivo de Andrew Becket?
O Objetivo de Andrew Becket foi processar a empresa em que trabalhou para defender sua dignidade e sua reputação profissional, pois estavam o julgando não pela sua capacidade profissional, mas sim por sua orientação sexual e pela doença que o contaminou.
2- Dê exemplos de falácias informais utilizadas a propósito de Andrew Becket, pelos colegas da firma, antes e durante o julgamento.
Antes do julgamento fora abordado através de um sentimento de desconfiança de que Andrew tinha uma “certa pose” e por isso ele estava desatento ao andamento dos processos da empresa, talvez por essa desconfiança Andrew tenha sido vitima do sumiço dos documentos da empresa. Isso provocou uma demissão injusta e sem fundamentos.
Durante o julgamento fora abordado o lado da doença de Andrew, pois eles já haviam desconfiado disso e juntamente com sua orientação sexual, mas deixaram de lado o seu desempenho profissional e suas qualidades como um bom advogado.
3- Considere a parte do filme relativa à defesa de Andrew Becket em tribunal:
-Indique qual é a tese defendida por ele e pelo seu advogado;
Seria a defesa de sua integridade, profissionalismo e dignidade não comparadas com sua vida pessoal ou qualquer tipo de doença que ela tenha.
-Identifique as razões apresentadas para defender essa tese.
A razão principal seria a discriminação pela orientação sexual e por sua enfermidade que foram colocadas acima de suas capacidades como ótimo advogado e o seu desempenho na empresa.
4- Qual é o principio fundamental do regime democrático cuja aplicação é discutida no filme?
Seria a igualdade humana sem ser interferida por raça, sexo, classe social, entre outros.
5- Numa democracia a que a relação existe entre o poder legislativo e o poder judicial? Justifique.
O poder executivo julga as leis e o Legislativo cria.