Influência da televisão sobre o comportamento violento
TEMA: A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO SOBRE O COMPORTAMENTO VIOLENTO
1 – Introdução:
A pesquisa interessa-se por levantar as relações entre os meios de comunicação de massa e a prática de atos ditos delituosos, na tentativa de estabelecer a influência da televisão sobre o comportamento violento.
5 - . Problemas
A televisão influencia jovens à prática de atos violentos (criminosos)?
6 – Objetivos
Da pergunta descrita acima decorrem quatro objetivos:
1 – Analisar as faixas etárias de jovens que assistem televisão no Grande Rio.
2 – Observar e analisar a reação de jovens internos à informação violenta recebida através da mídia.
3 .Levantar a função real da mensagem da televisão.
6 - . Hipóteses
A estas perguntas, propõe-se a seguinte hipótese geral: É nula a influência da televisão como incitadora da violência.
Decorrentes, propõe-se as seguintes hipóteses corolárias:
1. Apenas 20% da população jovem do Grande Rio (na faixa etária entre 12 e 16 anos) vêem televisão regularmente; destes, 60% estão nas classes média e alta, e apenas 5% já tiveram qualquer passagem pela polícia.
2. Ao invés de incitar à violência, a televisão serve antes como anteparo à sua prática, ao servir de catarse coletiva e por diluir informações de teor violento entre amenidades;
3. Cerca de 90% dos internos jamais viram televisão regularmente, o que explica o fato de o seu comportamento (em termos de aspirações e linguajar) revelar pouca dependência desse meio; a atitude de alguns internos à informação violenta não sofreu qualquer mudança mediata ou imediata.
4. A televisão é um instrumento de lazer, voltado para o incentivo ao consumo; é neste incentivo que podem residir algumas possíveis relações entre televisão e “marginalidade”, o que não pôde ser comprovado nos parâmetros da pesquisa. CArro-chefe da indústria cultural e também controlada pelas elites dominantes, a função geral da televisão é fundamentalmente a de incutir a passividade e a