Tesouros diretos
Tesouro Direto - Títulos Públicos
O Tesouro Direto é o programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvidas pelo Tesouro Nacional em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custodia – CBLC. Direcionado a pessoas físicas, residentes no País, que queiram investir com segurança e tranquilidade, o Tesouro Direto oferece a compra de títulos da dívida pública diretamente pela Internet.
A compra de títulos públicos pode ser feita, a qualquer momento, e a venda, garantida pelo Tesouro Nacional, semanalmente às quartas-feiras pelos preços de mercado. Desta forma, o Tesouro Direto se habilita como uma oportunidade para quem sonha, planeja e busca alcançar seus objetivos. Tudo isso sem sair de casa, com a comodidade do autoatendimento na Internet.
Uma das principais vantagens é a possibilidade do investidor montar sua carteira de acordo com os seus objetivos, adequando prazos de vencimento e indexadores às suas necessidades. Há títulos de curto, médio e longo prazo; indexados a índices de inflação, taxa SELIC ou prefixados. Entre os títulos ofertados, você deve escolher aqueles cujas características sejam compatíveis com o seu perfil.
Características dos títulos públicos
Os títulos públicos adquiridos no Tesouro Direto são considerados ativos de renda fixa, porque o rendimento pode ser dimensionado no momento da aplicação. Face à menor volatilidade dos ativos de renda fixa, este tipo de investimento é considerado mais conservador do que os demais ativos.
O volume mínimo de compra é de 10% de um título, desde que seja no mínimo R$ 30,00. O limite máximo de compras é de R$ 1.000.000,00 ao mês, por CPF.
As taxas envolvidas são: 0,50% a.a. (taxa de serviço do Banco do Brasil), 0,10% sobre o valor de operação no momento da compra (taxa de negociação) e 0,30% a. a. (taxa de custódia da BM&FBOVESPA).
Você poderá acompanhar seus investimentos pelo bb.com.br, no momento que desejar e o BB realiza os débitos