TESOURO DIRETO
O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um programa de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a CBLC (Companhia
Brasileira de Liquidação e Custódia) , a BM&FBOVESPA Na prática, consiste na oferta de títulos públicos de renda fixa para pessoas físicas.
Os títulos de renda fixa podem ser pré ou pós-fixados.
Como investir no Tesouro Direto?
É muito simples investir no Tesouro Direto, basta cadastrar-se em alguma das Instituições Financeiras e estar habilitado na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).
Para começar a investir, é preciso dar quatro passos:
1. Cadastre-se no site do Tesouro Direto e abra uma conta em uma corretora de valores.
O processo é simples e não toma muito tempo. Caso você já tenha conta em corretora, fica ainda mais fácil.
2. Análise o prazo do título que pretende comprar
É importante que o prazo do título esteja relacionado com seu objetivo para a aplicação. Se estiver juntando dinheiro para comprar uma casa ou se aposentar, por exemplo, prefira títulos com prazos de vencimento mais longos. Assim, é possível conseguir uma rentabilidade mais elevada. Mas evite títulos longos se o saque do dinheiro estiver programado para daqui a poucos meses porque, quando resgata um papel antes do vencimento, o investido corre o risco de amargar perdas.
3. Acompanhe o desempenho
Dependendo do título, pode valer a pena vender antes do vencimento com rentabilidade maior. É interessante ficar de olho na rentabilidade com certa frequência e aproveitar bons momentos de saída.
4. O Tesouro disponibiliza reinvestimento automático e compra programada
As funcionalidades do Tesouro Direto devem ser utilizadas principalmente pelos investidores de longo prazo e que compram títulos periodicamente.
5. Resgates apenas às quartas-feiras
Um investidor que compra um título com vencimento em 2030 não precisa esperar até lá se quiser pegar seu dinheiro