Teses sobre o surgimento do Serviço Social
RESUMO
PERSPECTIVA ENDOGENISTA
PERSPECTIVA HISTÓRICO CRÍTICA
O SERVIÇO SOCIAL E SUA LEGITIMAÇÃO
ALUNA: ANA PAULA GONÇALVES LIMA
IFCE – IGUATU
FEVEREIRO 2015
O serviço Social é uma profissão cheia de incertezas quanto a sua legitimação, mas vem tentando ao longo dos tempos responder a essas dúvidas quanto a sua gênese.
Temos duas perspectivas quanto a sua gênese;
1° PERSPECTIVA ENDOGENISTA
Esta tese afirma que a origem do Serviço Social está na evolução, organização e profissionalização das formas de ajuda e da caridade, vinculada agora ao conjunto dos problemas da sociedade.
Tendo em base as primeiras formas de ajuda nas obras de Tomas de Aquino e Vicente de Paula sendo esses alguns dos primeiros precursores da assistência social.
Os principais autores desta tese são:
HERMAN KRUSE
(1972)
- O serviço Social era uma tecnologia, pois sua ação procurava a mudança. Ele identifica um modelo padrão do serviço Social numa perspectiva que o coloca como aplicação de teorias, e outro naquela que situa uma pratica como fonte de teorias.
NATÁLIO KISNERMAN
(1980)
- Para ele a gênese do Serviço Social aparece claramente como uma forma de ajuda que obedece a sistemas de orientação protestante, por um lado ou como fora prática da sociologia por outro lado. Mas negando sua origem como formas de ajuda.
- Via o Serviço social numa perspectiva dialética – superação de cada etapa cria uma nova que a contem e a nega.
EZEQUIEL ANDER EGG
(1975
-Estabelecia distinção entre assistência social e o Serviço social. Sendo assim assistência social – uma ação benéfica – assistencial;
E o Serviço social – profissão paramédica ou parajurídica, e o trabalho social como a intervenção conscientizadora e revolucionaria.
JUAN BARREIX
(S.D)
-Também estabelecia diferença entre assistência e Serviço social. Ele defendia a idéia de fazer o bem mas com conhecimentos técnicos ao