tese
Introdução aos servidores DHCP
Um servidor de protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP, Dinamic Host Configuration
Protocol) é um computador que está executando o Windows NT Server, o Microsoft TCP/IP e o software de servidor DHCP. DHCP é definido em Requests for Comments (RFCs) 1533, 1534, 1541 e 1542. Configuração de servidores DHCP para uma rede oferece os seguintes benefícios:
O administrador pode especificar de forma centralizada parâmetros TCP/IP de uma sub-rede e globais para toda a conexão entre redes e definir parâmetros para clientes utilizando endereços reservados. Os computadores clientes não exigem configuração manual de TCP/IP. Quando um computador cliente se movimenta entre sub-redes, ele é automaticamente reconfigurado para TCP/IP quando o computador é iniciado.
Importante
Se você quiser utilizar um servidor DHCP para suportar sub-redes que passam por vários roteadores, pode precisar de uma atualização de firmware para seus roteadores. Seus roteadores devem suportar as RFCs 1533, 1534, 1541 e 1542. Para descobrir mais sobre o suporte ao Agente de Retransmissão
DHCP, entre em contato com o fornecedor do seu roteador. Para maiores informações, consulte o
RFC1542.TXT, disponível através do FTP anônimo de ftp.internic.net:/rfc.
O DHCP utiliza um modelo cliente/servidor. O administrador da rede estabelece um ou mais servidores DHCP que mantêm as informações de configuração TCP/IP e a fornecem a seus clientes.
O banco de dados do servidor inclui o seguinte:
Parâmetros de configuração válidos para todos os clientes na conexão entre redes.
Endereços IP válidos mantidos em um pool para serem atribuídos a clientes mais endereços reservados para atribuição manual.
DHCP - 2
Duração das concessões oferecidas pelo servidor. A concessão define o período de tempo durante o qual o endereço IP pode ser utilizado.
Um computador executando o Windows NT torna-se um cliente DHCP se Obter um endereço IP a partir de um