tese serviço social de grupo
Um processo de ajuda
Tradução de Adopho José da Silva / Revisão Técnica de Evangelina Leivas
Histórico do serviço social de grupo
Desde o seu inicio consciente, os profissionais que empregam o método todo do serviço social de grupo procuram uma definição simples. Essa definição sofreu algumas modificações no curso da historia e ainda não existe uma que seja totalmente aceita. O conceito mais abstrato e completo que foi recentemente expresso pode ser encontrado no curriculum Study, em que Marjore Murphy definiu o serviço social de grupo como um método do serviço social e como um “aumento da atuação social das pessoas através da objetiva experiência de grupo”.
O serviço social de Grupo, como um método do serviço social, é um conceito recente. Originalmente, havia sido concebido como um movimento, um modo de ação democrática e como uma parte de diversos campos de atividades dos serviços sociais.
Na dianteira desses serviços encontrava-se: educação informal, serviços à juventude, recreação, camping, o movimento trabalhista, centros sociais e centros comunitários. Precisamos capacitar-nos do desenvolvimento histórico daquilo a que hoje chamamos de “método de serviço social de grupo” para apreciamos a sua filosofia intrínseca, para compreendermos sua forma especifica de trabalho com pessoas e a forma pela qual contribui para ampliar o conceito do serviço social.
Á historia do desenvolvimento do serviço social e grupo moderno é parte da historia das agencias sociais que se desenvolveram numa sociedade em transformação. A industrialização trouxe consigo favelas, movimento da população rural para as cidades e imigração em grande escala para os Estados Unidos. Os antigos serviços sociais faziam uma nítida distinção entre doador e receptor.
O movimento recreativo também constituiu uma base vital do serviço social de grupo. No principio deste século ele foi um movimento de natureza social. Estava estreitamente vinculado à