Atps fundamentos histórico teórico e metodológico do serviço social
Sabe-se que o Serviço Social teve sua origem vinculada a Igreja Católica. Tendo seu campo de trabalho relacionado efetivamente a caridade. Por muito tempo atuou nesse contexto, porem com o tempo houve necessidade de ampliar o campo de trabalho e a forma como o Serviço Social era desenvolvido.
Assim começaram as criticas ao Serviço Social tradicional e o esforço da construção de uma teoria de práxis do Serviço Social. O Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano. A história do Serviço Social se constitui num processo que articula conservação e renovação.
Os primeiros passos para a reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de praticas de desenvolvimento. Havia fragilidade quanto à compreensão da dinâmica social, das relações de classe, dos grupos sociais e das instituições.
O encontro regional de Escolas e Serviço Social do Nordeste (1964) é considerado a primeira manifestação grupal de critica tradicional e ensaio de reconceituação ao Serviço Social tradicional, dando ênfase a critica quanto ao aspecto economista e adota o processo de conscientização na linha de liberação do oprimido.
A perspectiva modernizadora constitui a primeira expressão ao processo de renovação do Serviço Social no Brasil.
O documento de Araxá (1967) e Teresópolis (1970), seguido de Sumaré (1978) podem ser considerados a tentativa de adequar ao Serviço Social as tendências politicas que a ditadura tornou dominante e que não se punha como objeto de questionamento pelos protagonistas que concorriam a sua elaboração.
Em Araxá, 38 Assistentes Sociais, docentes e não docentes, estiveram presentes no encontro promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBISS). Objetivando adequação na teoria básica do serviço social e sua metodologia se efetiva em dois níveis, o micro e o macro, onde o micro é essencialmente