Movimentos do brasil
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que o seu objetivo é alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos. Podem ter como objetivo a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.
Na zona rural se expressa pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada qual com sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira.
Os movimentos sociais brasileiros devem ser vistos sob uma perspectiva ampla, pois suas características variam muito. Algumas rebeliões não passaram da fase conspiratória. Em certos casos, o grau de participação das classes populares foi mínimo, quase insignificante; em outros, o movimento foi impulsionado não por razões de ordem política ou econômica, mas, sim, religiosa. Os movimentos sociais no Brasil existem desde tempos coloniais. Os principais movimentos foram: * Confederação dos Tamoios
primeira rebelião de que se tem notícia (1562).
os índios tamoios, com apoio francês, uniram-se contra os portugueses.
movimento foi pacificado pelos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.
Guerra dos Bárbaros
sublevação indígena (durou cerca de vinte anos, a partir de 1682).
os índios cariris, ocupando extensa área no Nordeste, realizaram disputas intermitentes contra os colonizadores.
movimento foi debelado. * Inconfidência Mineira
independência dos EUA e Revolução Francesa estimularam aspirações