Movimento negro no Brasil
Sumário:
1. Introdução
2. O Movimento Negro no Brasil
3. História do movimento Negro no Brasil
4. Os promórdios
5. As comunidades quilombolas
6. O velho militante
7. Conquistas do movimento negro
8. Lutas do movimento negro
9. Um pouco da história da conquista negra no mundo
10. Um pouco de cultura afro-brasileira e suas contribuições
11. Conclusão
12. Bibliografia
Introdução
O Brasil é o país que tem a maior população de negros fora da África. Nossos antepassados foram trazidos para cá e além de serem escravizados, passaram por um processo de ‘aculturação’, sendo obrigados a deixarem de praticar suas linguagens, religiões e costumes adotando práticas européias.
O movimento negro no Brasil
Numa sociedade onde se assume que existe preconceito racial é contraditória a afirmação que não há discriminação e racismo pessoal. Que ele é presente (o racismo), estamos fadigados e experientes no assunto, a questão é: onde o racismo atrapalha, rouba, diminui, fere, interfere, omite, engana, diferencia a população negra que constitui toda uma nação de outra raça? Aí está a chave. Aí entra o movimento negro, numa armadura e resistência coletiva de uma raça presente e atuante.
O movimento negro ou movimento unificado (MNU, ou Movimento Negro Unificado), considerado a mais influente organização negra no Brasil na segunda metade do século XX, foi fundada em São Paulo em 1978 como o Movimento Unificado Contra Discriminação Racial (Movimento Unidos Contra Racial discriminação, ou MUCDR).
A formação do MUCDR, que depois passou a se intitular apenas MNU, contestava a idéia de que se vivia numa democracia racial brasileira, idéia que os militares adotaram na década de 1970.
Ela surgiu a partir de um conjunto de organizações negras que haviam sido reunidos por dois anos com grupos similares de Rio de Janeiro, com a intenção de formar um movimento nacional negro.
Este é um movimento social criado com o