ATPS – Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
ATPS – Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Celine Batista Passos - RA 378782
Maria Ap. A de Oliveira - RA 377621
Roquenilda Mota de A Araújo - RA 374863
Rosimara Alves F Saliba - RA 364424
Sandra Cristina Sanches C de Andrade - RA 356867
Prof.ª- Ma. Elaine Cristina Vaz
Cotia, 23 de novembro de 2013.
INTRODUÇÃO:
Este artigo busca a importância do Serviço Social nos dias de hoje, as principais tendências para área no mercado de trabalho brasileiro e na contemporaneidade. A relação existente entre o Serviço Social e a Filantropia, a definição de Assistencialismo, e qual a relação com o Serviço Social,as possíveis áreas de atuação, tanto nos setores privado e público quanto no terceiro setor e como são, geralmente, as condições de trabalho no setor privado, setor público e no terceiro setor.
É também refletir, avaliar os caminhos que trouxeram até hoje e quais são os desafios, que nos levam de modo a avançar ainda mais na identificação de uma linha histórica que leva a assistência social do campo do favor para o campo do direito.
Palavras – chave: Serviço Social, Filantropia, Assistencialismo e áreas de atuação.
A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NOS DIAS DE HOJE:
Estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável. Aumenta ainda, contudo, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.
Marilda Iamamoto (2001) ao analisar tal questão afirma que:
“(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo".(2001:20).