varios
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que as paredes de alvenaria e as lajes funcionam estruturalmente em substituição aos pilares e vigas utilizados nos processos construtivos tradicionais. As paredes devem ser dimensionadas para suportar as cargas dos pisos, sendo assim capacidade da parede é resultado do conjunto de seus materiais constitutivos, ou seja, o bloco de concreto e cerâmico, a argamassa e o graute. A alvenaria estrutural tem ganhado espaço no cenário mundial da construção devido à vantagens como flexibilidade construtiva, economia e velocidade de construção. Sua maior notoriedade deve-se ao seu potencial de racionalização e produtividade, que possibilita a produção de construções com bom desempenho tecnológico aliado a altos índices de qualidade e economia.
Função Estrutural
Resistir às cargas verticais
Resistir às cargas horizontais
Função Vedação
Resistência a impactos Isolamento térmico e acústico Estanqueidade à água Durabilidade da edificação
Existem diferentes métodos de Alvenaria Estrutural:
• Alvenaria não armada: Alvenaria simples: componentes + argamassa
• Alvenaria Armada: Alvenaria reforçada por um armadura passiva de fios, barras ou telas de aço, dimensionadas racionalmente para resistir a esforços atuantes.
• Alvenaria parcialmente armada: Alvenaria que incorpora uma armadura mínima em sua seção, por motivos construtivos (evitar fissuras por movimentações internas, evitar ruptura frágil, etc.) e que não é considerada no dimensionamento.
• Alvenaria Protendida: Alvenaria reforçada por uma armadura ativa (pré-tensionada) que submete a alvenaria à tensões de compressão.
Vantagens da alvenaria estrutural:
Diminuição no tempo da construção
Economia no custo da obra
Menor gasto com revestimento
Flexibilidade e versatilidade da construção
Liberdade no layout
Resultados esteticamente modernos