ATPS Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social I
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
Gabriela Brião Teixeira Ribeiro RA: 399400
Rita de Cássia Madeira Gonçalves El Uri RA: 401249
Vanessa Paim Rodrigues RA: 389625
ATPS Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social I
Professoras: Maria Laura Santos e Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Bagé, 15 de novembro de 2012.
Introdução
No presente relatório serão abordadas em um primeiro momento questões sociais como: moradia, alimentação, desemprego, desigualdade social, usando como parâmetro o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin. Em um segundo momento, será feito um breve relato sobre as mudanças e impactos causados pela evolução das tecnologias e quais suas conseqüências na vida em sociedade. Em seguida será abordado sobre a reconceituação do Serviço Social no Brasil que aconteceu entre as décadas de 60 e 80.
O relatório mostrará ainda problemas relacionados à saúde que preocupa nosso município de Bagé com números cada vez mais elevados, e o que está sendo feito em relação a esses problemas.
Concluindo será feito uma análise sobre a importância do serviço social na realização de políticas públicas desenvolvidas com o objetivo de melhorar a questão social no Brasil.
Atualmente a questão social no Brasil tem sido evidenciada, regrando-se e respeitando direitos trabalhistas, os quais são regidos por leis especificas, e também com a conscientização dos empregadores de que um funcionário satisfeito produz melhor, mas a algumas décadas atrás os empregados não eram tratados dessa maneira, como é mostrado no filme Tempos Modernos. Na obra de Charles Chaplin é relatado o avanço da industrialização e a ascensão da classe capitalista, na qual o uso de mão de obra operária era essencial, porém ofertada em grande escala, sendo trabalhos de forma repetitiva e sem exigir muita