fundamentos 8
Aula do dia 21 de fevereiro
A disciplina vai procurar pensar em como a tradição marxista se incorpora no serviço social tradicional e foi introgetado nos 70 e 80 com a intenção de ruptura, conforme vai caindo a ditadura vemos essa introdução.
A primeira vertente do marxismo foi Altosse e depois Gramsci entre outros. Essa influencia foi datado historicamente .
A disciplina vai levantar duas teses:
Tese Histórico Crítica: leva em consideração o capitalismo monopolista , o agravamento da expressões da questão social , a institucionalização da profissão .O serviço social é entendido como e a partir da estrutura da sociedade , isso só se foi possível com a perspectiva marxista e com a obra de Iamamoto, com os estudos da obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. A questão social como matéria prima.
E a segunda era a Endogenista que explica o serviço social por dentro, sem levar em conta a estrutura , essa tese não incorpora o marxismo .É um serviço social tradicional, como evolução da caridade.
AULA DO DIA 27 DE FEVEREIRO
Na esfera da super estrutura (Estado e politica)
A flexibilização vai afetar os direitos trabalhistas que foram conquistados
A desregulamentação vai favorecer o grande capital, com isso surge grandes grupos de empresas os chamados oligopólios
Fábrica difusa = é uma difusão, ou seja uma produção simultânea segmentada, horizontalizada e desconcentralizada, ou seja pulverizada em vários lugares
AULA DO DIA 06 DE MARÇO
Texto: Crise do Capital e consequências societárias de Jose Paulo Netto
O estado neoliberal não cria obstáculos para os investimentos capitalistas , do contrário ele propicia
Hipertrofia = é pensar em empresas internacionais ;grandes monopólios que contribuem para grandes desigualdades entres vários países e também no interior dos próprios países .Os capitalistas preferem investir no mercado financeiro para mais lucro do que em melhorias para empresas, como melhor qualidade