Resumo cap 8 fundamentos de economia
A Macroeconomia analisa a determinação e comportamento de grandes agregados, como renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio. Sem se preocupar com unidades individuais e mercados específicos, isso é tratado pela Microeconomia.
Por não tratar o cenário considerando alguns detalhes, a Macroeconomia pode omitir fatores específicos importantes. Por outro lado, permite uma compreensão maior de algumas das interações mais relevantes da economia, representando assim um importante instrumento para a política e a programação econômica.
A macroeconomia preocupa-se com questões de curto prazo, especificamente avalia fundamentalmente questões conjunturais, como desemprego e inflação.
Os objetivos de política macroeconômica são o alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e crescimento econômico.
O alto nível de emprego gera discussões de até que ponto o governo deve interferir na economia de mercado. Até os meados de 1930, acreditava-se que o mercado era guiado por uma mão invisível, esta determinaria os preços e a produção de equilíbrio, assim não haveria desemprego. Em 1929, a não interferência do governo, levou a quebra de Nova York e uma crise de desemprego atingiu muitos países. No livro Teoria Geral do Emprego, dos Juros e da Moeda (John Mayanard Keynes, 1936), forneceu aos governantes insumos necessários para que a economia recuperasse seu nível de emprego potencial ao longo do tempo. Com a contribuição de Keynes, volta à discussão, até que ponto o governo deve interferir na economia de mercado? Os economistas neoliberais pregam que o governo deve cuidar apenas da política monetária e deixar a produção para o setor privado, enquanto os demais querem maior atuação do Estado na economia (Keynesianos, desenvolvimentistas, socialistas, etc.).