Afetividade
RESUMO:
Este estudo trata da afetividade e aprendizagem na relação professor/aluno, definindo como resultado imprescindível a atender os anseios dos alunos na sua aprendizagem. Afetividade é se preocupar com seus alunos é reconhecê-los como indivíduos autônomos em busca de sua identidade. Esta relação é uma condição do processo ensino/aprendizagem, ela dinamiza e dá sentido ao processo educativo.
Palavras chave: afetividade, aprendizagem, professor, aluno.
INTRODUÇÃO:
A Esse estudo foi realizado no Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano de escolaridade da Rede Pública de Ensino do Município de Paracambi. (faixa etária 9 e 12 anos). Os alunos desta fase necessitam de um maior envolvimento, pois estão no início de sua "construção" e acreditamos que o afeto motiva o comportamento e os levará a uma melhor aprendizagem. A importância desta relação para o sucesso do aluno em sua vida estudantil é fundamental, de forma que a predileção do estudante por algumas disciplinas, muitas vezes passa por gostar ou não de um determinado professor. Não podemos viver sem afetividade e a vivência desta alicerça o caráter do sujeito refletindo em toda a conduta humana. O mundo tem atravessado grandes transformações que afastam o homem de sua essência interferindo nas relações interpessoais no contexto ensino-aprendizagem- afetividade: relação professor-aluno. Considerando que a escola é um campo de vivência e cidadania é preciso que ela possa trazer no seu alicerce o ideal de proporcionar aos educandos momentos prazerosos de aprendizagem, por esta razão a grande importância do bom relacionamento afetivo entre docentes e discentes dentro da escola.
Sou professora da Rede Pública Municipal de Ensino e durante alguns anos inserida no contexto dasala de aula, hoje atuo como diretora e observo que no dia a dia com o aluno e observando otrabalho do professor muitas vezes podemos constatar entre