artigo sobre geradores elétricos
Eduardo Motta Minusculi (1), Guilherme Lopes(2) e Mateus Guilherme Lesnik(3)
(1) Acadêmicos de Engenharia Elétrica da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Via do Conhecimento, km 01, Bairro Fraron, Cep 85503-390, Telefone (46) 8827-1597 E-mail:lopes-g@hotmail.com. (2) Acadêmicos de Engenharia Elétrica da UTFPR - Câmpus Pato Branco. (3) Acadêmicos de Engenharia Elétrica da UTFPR - Câmpus Pato Branco,
RESUMO: Este trabalho apresenta uma introdução sobre geradores elétricos. Ou seja, descrição das características constantes desse aparelho e da Lei de Pouillet que rege o funcionamento dos circuitos elétricos simples.
Palavras-chave: geradores elétricos, Lei de Pouillet, energia, potência do gerador.
1. Introdução
Geradores elétricos são aparelhos que convertem energia; o nome gerador elétrico sugere um conceito muito errado pois a energia não é gerada e sim transformada, pois o princípio da conservação de energia, em um sistema isolado a energia total é sempre constante, seria violado, portando os geradores elétricos transformam uma forma qualquer de energia em energia elétrica.
Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram livros, artigos e websites.
A apresentação será feita através de um artigo, com o intuito de relatar a descrição das constantes características do gerador elétrico e da lei de Pouillet que rege o funcionamento dos circuitos elétricos simples.
Através deste estudo será possível analisar o gerador ideal e o real, verificando a diferencia entre os dois.
1. Características constantes
Segundo FERRARO; SOARES (1998) o gerador elétrico possui dois pólos, um positivo e outro negativo, ou seja, um pólo de maior e outro de menor potencial elétrico. Quando ligamos os terminais de um circuito nos pólos do gerador, teremos um movimento ordenado de cargas elétricas, isto é, a corrente elétrica. O gerador tem como função levar as cargas elétricas negativas para o pólo negativo da bateria, ou seja, um lugar em que essas