física
Rodrigo J. Almeida Neto ; João Antonio Pilegi Link ; Welton Carlos Assis de Santana; Elder Ramos. Graduandos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá rodrigo_jan2@hotmail.com; weltoncarlosassis@hotmail.com; João_apl@hotmail.com; ramosvinnie@yahoo.com .
Prof. Dr. Jonathan William Zangeski Novais jonathanzangeski@gmail.com Resumo
O referido artigo foi focado na aplicação da física e seus conceitos do gerador eletrostático de Van de Graaff, com suas respectivas funções, e com foco principal nos resultados obtidos para fundamentação do nosso trabalho, na qual teve conceitos abordados sobre Força elétrica, carga elétrica, campo elétrico, vento elétrico, para -raio e lâmpada fluorescente, afim de ver quanto significativo são seus respectivos resultados, e quais as sua reais contribuições para estudantes de engenharia civil.
Introdução
Buscando sempre ampliar os conhecimentos de física, disciplina de suma importância para o curso de engenharia civil, no dia 14-04-14 na UNIC universidade de Cuiabá onde os alunos citados que cursam o curso de engenharia civil estudaram a primeira aula pratica de laboratório. Incontestavelmente essa aula prática teve objetivo de fornecer conhecimentos sobre eletrostática , focando-se em experimentos realizados em um gerador de Van De Graaff, na qual utilizou-se vários materiais e métodos eficazes para o experimento, que mostrou-se explicitamente de grande valia para o aprendizado.
Fundamentação teórica
Robert Jemison Van de Graaff (1901-1967) foi um físico americano e construiu um gerador que leva seu nome. O gerador de Van de Graaff possui uma correia que transporta continuamente cargas para a superfície interna de uma esfera oca, que serve somente para que essas cargas serem transportadas da superfície interna para o exterior da esfera . Como resultado a carga da esfera oca e o campo elétrico entorno dela podem atingir rapidamente valores muito elevado, o