Isaac Newton
O inglês Isaac Newton (1642-1727) foi físico, matemático e astrônomo. Formulou as leis básicas do movimento e o princípio da gravidade.
Foi autor dos cálculos diferencial e integral e foi o expoente da teoria da emissão aplicada à luz. Para ele, o mundo era regido por leis físicas invariáveis e cabia à ciência determiná-las e conhecê-las.
A primeira lei de Newton l
Sabemos que se a soma das forças que agem sobre um corpo é nula, ele pode ficar em repouso. Mas e quando esta soma é diferente de zero, o que acontece?
Neste caso, temos o movimento dos corpos que observamos diariamente: aviões que cruzam os céus, automóveis que percorrem as estradas, pedras que caem, pessoas que caminham, barcos que se movem etc.
A parte da Mecânica que procurar determinar o movimento dos objetos conhecendo as forças que agem sobre eles é a Dinâmica.
A Dinâmica se baseia em três princípios (ou leis físicas) que são o resultado de inúmeras observações experimentais. Tais leis explicam o movimento dos planetas e a queda dos objetos na superfície da Terra, sendo usadas não só para construir satélites artificiais, enviá-los ao espaço e mantê-los em órbita, mas também para projetar um automóvel ou um navio. Seu desenvolvimento inicial data de mais de três séculos atrás, com os trabalhos de Galileu e Newton.
As previsões da Dinâmica são válidas para uma faixa de fenômenos bastante ampla, deixando no entanto de serem corretas em dois importantes limites:
1. limite dos corpos de dimensões muito reduzidas, comparáveis ou inferiores às dimensões atômicas (corpos microscópicos)
2. limite dos corpos que se movem a velocidades muito grandes (próximas da velocidade da luz).
O primeiro destes princípios é o chamado princípio da inércia. Mas o que é inércia? Acompanhe a sequência de imagens a seguir, tenho certeza que você já viveu uma situação semelhante, e vai entender rapidamente o que a inércia significa.
Você está tomando seu refrigerante dentro do carro,