Isaac Newton
Isaac Newton estudou no Trinity College de Cambridge, onde em 1665 obteve a sua graduação. Aí teve contacto com obras de diversos autores que o haveriam de o influenciar, tais como Euclides, Descartes, HYPERLINK "http://www.siteastronomia.com/johannes-kepler-biografia-vida-obra" \o "Johannes Kepler – Biografia – Vida e Obra" Johannes Kepler, Galileu Galilei, entre outros.
Pouco tempo depois, o Trinity College fechou devido à peste negra que assolou a Inglaterra. Newton foi então para a sua terra natal onde passou pelo seu período mais produtivo em termos de descobertas: o teorema binominal, o cálculo, a lei da gravitação universal, a natureza das cores. É deste periodo que vem a história, provavelmente falsa, da queda de uma maçã sobre a cabeça de Newton, que o teria feito refletir sobre o ocorrido levando-o a formular a lei da gravitação.
Em 1667 regressa para o Trinity College de Cambridge, onde viria tornar-se professor de matemática em 1669.
Em 1668 Newton inventou o telescópio refletor. Newton cria o seu próprio telescópio em que a objetiva é um espelho e não uma lente, resolvendo assim o problema da aberração cromática que é característica dos telescópios refratores (lunetas). Este tipo de telescópio ficou conhecido como telescópio newtoniano.
Em 1687 Newton escreveu uma das obras mais importantes da História da ciência. Trata-se do “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), em três volumes. Esta obra contém a fundamentação da mecânica clássica, a famosa lei da gravitação universal, as três leis de Newton, entre outros. A lei da gravitação universal é atualmente utilizada como base para se lançar satélites e sondas para o espaço. As