Tecidos
RAISSA RIBOLI
TRABALHO DE BIOLOGIA:
TECIDOS: EPITELIAL, MUSCULAR, ÓSSEO E SANGUÍNEOLIBERATO SALZANO RS
2014
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos. Veremos nesse trabalho os tecidos epitelial, muscular, ósseo e sanguíneo.
Tecido Epitelial
O tecido epitelial reveste o corpo humano ( e o da maioria dos animais) e as cavidades internas e forma as glândulas. Suas células estão estreitamente unidas. Esta é formada apenas pela cobertura de glicoproteínas das células animais, o glicocálice. Com raras exceções, esse tecido não tem vasos sanguíneos e sua nutrição é feita pelo tecido conjuntivo abaixo dele. Em geral, possui terminações nervosas sensíveis a estímulos.
Esse tipo de tecido reveste o corpo e suas cavidades ( tubo digestório e sistema respiratório e urinário), protegendo o organismo contra atritos, invasão de microorganismo e evaporação; atua também na absorção de alimentos e oxigênio.
O tecido epitelial pode ser formado por uma camada de células- epitélio simples- ou por várias camadas- epitélio estratificado. Às vezes aparece um tecido pseudoestratificado, constituído por uma camada de células com núcleos em alturas diferentes, aparentando formas várias camadas. Quanto mais grosso for o epitélio, melhor será sua capacidade protetora; quanto mais fino, melhor a capacidade de absorção.
As doencas que afetam o sistema epitelial são: Ictiose - é o ressecamento e a descamação da pele, ainda não existe cura. Hipertricose - é uma desordem excessiva do cabelo que caracteriza a densidade e o comprimento anormais do cabelo em comparação ao crescimento normal.
Doenças alérgicas:Urticária - é uma forma relativamente comum de reação alérgica que causa a erupção de vergões vermelhos na pele. Dermatite -