serviço social desde a antiguidade
A caridade é motivada pelo sentimento de compaixão, de amor ao próximo ou a uma causa. Pode partir de uma individualidade isolada ou de um grupo mais numeroso, sem interesses em recompensas.
Por outro lado, ser filantropo, na maioria das vezes, é estar vinculado a algum projeto de desenvolvimento e mudança social, tentando, muitas vezes, preencher uma lacuna deixada pelo Estado, esperando algo em troca. Por exemplos as empresas que se qualificam como filantrópicas e praticam boações, mas fazem isso em busca de serem bem visto na sociedade. Utilizam isso como uma estratégia de marketing.
Assistência Social é a execução da profissão privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões da "questão social". Têm contribuições da Sociologia, Psicologia, Economia, Ciência Política, Filosofia, Antropologia.
2. Construa um quadro que contemple as concepções de homem e mundo nos diferentes momentos da história e a referida assistência prestada aos necessitados.
Antiguidade
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
A ajuda era feita pela própria comunidade. Destinada aos pobres e escravos e não assisti-los caracterizava-se uma injustiça.
A partir do séc. IV, a assistência torna-se responsabilidade da Igreja Católica, que a realizava através dos mosteiros. Houve a necessidade de criar um trabalho social organizado, então foi proposto sistematizar a distribuição dos socorros e organizar a reabilitação dos pedintes com o auxilio caridoso das senhoras da sociedade.
É oficializada a profissão de assistente social. O fundamental axioma desse movimento era o de