clipping
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/09/1344187-bancarios-iniciam-greve-hoje-veja-dicas-para-nao-ser-prejudicado.shtml
Folha Uol
Os bancários iniciam hoje uma paralisação nacional, com prazo indeterminado. A greve já havia sido aprovada no dia 12 de setembro, e, como não foram apresentadas novas propostas dos bancos às reivindicações dos trabalhadores, a paralisação foi confirmada.
Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que tem 2.835 agências bancárias em sua base, a adesão não será de 100% no primeiro dia. Como ocorreu em anos anteriores, ela deve crescer gradualmente.
Os bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93% --sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados e "fim das metas abusivas" -- exigências de mínimo de venda de produtos do banco por seus funcionários.
Ainda, pedem um piso salarial de R$ 2.860,21, valor calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) como sendo o mínimo para que o trabalhador possa pagar suas despesas básicas e de sua família.
Por sua vez, a proposta dos bancos é 6,1% de reajuste salarial, mantendo a mesma fórmula de participação nos lucros.
Notícia publicada em 19/09/2013
Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/1-dia-de-greve-dos-bancarios-fecha-ao-menos-61-mil-agencias-diz-contraf.html
Globo.com
Os bancários fecharam pelo menos 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira (19), primeiro dia da greve nacional da categoria por tempo indeterminado, de acordo com balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). De acordo com a confederação, há aproximadamente 20 mil agências bancárias no país.
Segundo a entidade, são 1.013 unidades paralisadas a mais que no primeiro dia da greve do ano passado (5.132), um crescimento