Terremoto no Japão
Data:11/03/2011
Local: Nordeste do Japão
Magnitude: 8,9
Estragos: Carros e barcos foram arrastados; Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia; foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares; 1.800 casas destruidas;
Mortes: 288
Desaparecidos: 349
Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu em 11/03/2011 a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 288 pessoas e causando destruição.
O tremor foi o 7° pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.
O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.
Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes.
Pelo menos 288 mortes no Japão
A polícia informou que 288 pessoas morreram, 349 estão desaparecidas e centenas estão feridas. A polícia da província de Miyagi disse que entre 200 e 300 corpos de vítimas do tsunami foram encontrados na região costeira da cidade de Sendai. As autoridades acreditam que são corpos de residentes que morreram afogados pela onda de dez metros de altura que atingiu o litoral.
A agência Kyodo estimou que o número de vítimas pode passar de mil.
Ainda não havia informações sobre vítimas brasileiras, segundo o embaixador do Brasil no país. Moram na região próxima ao epicentro pelo menos 17 mil brasileiros, segundo a embaixada, que colocou à disposição telefones para informações
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, qualificou como "grandes" os danos causados pelo abalo. Kan pediu "calma" à população. Ele estava no Parlamento na hora do tremor.
Cerca de 4,4 milhões de imóveis ficaram sem energia no norte do Japão, segundo a imprensa, e foram registrados incêndios em pelo menos 80 lugares, segundo a agência Kyodo.
O terremoto sacudiu com