construções de pneus
A cada ano que passa, milhões de pneus são descartados no mundo. No Brasil, são descartados anualmente, em média, 30 milhões de pneus usados, que levam até 600 anos para virar pó. A maior parte destes pneus é abandonada sem o menor tratamento em lixões, aterros, cursos de água, terrenos baldios, ou até mesmo queimados.
Sabendo a gravidade deste problema para o meio ambiente, estão sendo desenvolvidas várias formas de reaproveitar o pneu inservível, onde grande parte das tecnologias desenvolvidas está ligada à construção civil. O pneu ou a borracha tem sido utilizado de diferentes formas em relação à construção, como por exemplo, na construção de estradas com asfalto à base pneu-borracha e na própria construção civil, tem várias utilidades.
ASFALTO BORRACHA
Pode-se dizer que uma pista com asfalto-borracha proporciona maior conforto, economia e segurança aos usuários, além do desempenho e da durabilidade serem superiores aos de uma pista construída com asfalto convencional.
Para composição do asfalto-borracha, os técnicos usam o pneu triturado bem fino. O pó de borracha é, então, misturado ao asfalto e, depois, são acrescentadas britas. Está pronto o asfalto ecológico, como o material ficou conhecido. Processo de fabricação do asfalto borracha
Segundo especialistas, quanto maior o teor de borracha aplicado mais eficiente o pavimento, especialmente no quesito durabilidade. Em geral, o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional. Além da resistência e diminuição de custos de manutenção, a adição da borracha traz outras vantagens. O asfalto-borracha tem maior aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva.Além disso, pode ser utilizado em qualquer rodovia com as mesmas condições da aplicação do asfalto convencional.
CALÇADAS DE BORRACHA
O projeto começou em Washington, nos Estados Unidos, a