Terremoto no japão em 2011
Causas
O Japão, por estar localizado no Anel de Fogo do Pacífico (área do oceano com grande encontro de placas tectônicas), sofre frequentemente com terremotos de grande proporção, e por isso já há todo um preparo das autoridades japonesas para que sejam reduzidos o número de vítimas dos abalos sísmicos. Os prédios utilizam tecnologias para que ao haver um terremoto, os mesmos caiam lentamente, além de suas estruturas possuírem proteção contra fogo, para evitar que o desmoronamento seja seguido de grandes incêndios.
Com toda essa preparação japonesa, é inevitável a pergunta: Porque, mesmo com todo o preparo, os prédios pegaram fogo e cerca de 1800 casas foram destruídas ?
Isso aconteceu pois o terremoto foi sucedido pelas imensas tsunamis citadas anteriormente. A soma de um super abalo mais as tsunamis e os fortes abalos secundários gerou o caos. Um dos abalos secundários foi de 6.4 na escala Richter (força que destrói áreas de até 180 km distantes do epicentro).
Aos tsunamis de 10 metros conseguiram a proeza de infiltrar-se na terra japonesa chegando até 10 km da costa. Elas destruíram as plantações e carregaram consigo casas e carros como se fossem brinquedos. Em um dos locais atingidos pelas mesmas, a defesa civil japonesa localizou cerca de 300 corpos, que foram levados pela correnteza para uma localidade fixa.
O conjunto de abalos também atingiu a usina nuclear de Fukushima, fazendo com que aproximadamente 45 mil pessoas fossem deslocadas porque os níveis de radiação fora da usina estavam 8 vezes o normal (e dentro da usina, mil vezes o normal). Em adição 70 mil pessoas da área de Sendai também estavam sendo evacuadas para regiões seguras (o governo japonês fechou rodovias em partes altas do país para servirem de abrigo).
Para piorar a situação nipônica, centenas de voos internacionais partindo dos aeroportos de Haneda e Narita foram cancelados. Segundo a CNN, cerca de 20 mil pessoas estão presas nesses dois