A importância da brincadeira e do brincar no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e anos inciais
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
Pedagogia
28/03/09
RESUMO
A importância da brincadeira e do brincar no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais são muito importantes para o desenvolvimento da criança. Neste trabalho será destacada cada fase da criança e suas necessidades, os tipos de brincadeiras que são fundamentais para que se tenha um bom aprendizado. Brincando a criança desenvolve potencialidades, é o que a torna ativa, esperta, aprende a conviver com os colegas, a ser solidária e amorosa. Chegando a conclusão que a brincadeira tem uma função muito importante em todas as fases do desenvolvimento da criança, é uma grande ferramenta a ser usada pelos educadores e pais como coisa séria.
Palavras-Chave: Brincadeira; Desenvolvimento; Potencialidades.
1 INTRODUÇÃO
A importância da brincadeira e do brincar estão presentes desde o nascimento. A criança começa a perceber o mundo que a cerca, os jogos e as brincadeiras são seus mediadores na relação com as coisas do mundo, e vai construindo seu conhecimento nos pequenos detalhes que vivencia, onde inicia sua relação com objetos e passa criar símbolos e significados.
O brinquedo tem um papel de extrema importância no desenvolvimento da aprendizagem, onde possibilita a criança, desenvolver sua imaginação e expressar seus dramas e construir sua visão da realidade. Brincar é aprender com desejo de transformar o conhecimento que foi adquirido e que, possivelmente, se transformará em mais conhecimento.
Souza e Martins (2005) dizem que:
O brinquedo possibilita a emergência de comportamentos espontâneos e improvisados. Os padrões de desempenho e as normas podem ser criados pelos participantes; há liberdade para tomarem-se decisões. A direção que o brinquedo assume é determinada pelas variáveis