Causas e consequências do terremoto no japão
Relatório solicitado pela professora Juliana Araújo, realizado pelo aluno Jezer Hezrom, com o objetivo de constatar as causas e consequên- cias do terremoto no Japão e compará-las com as do Haiti.
Conceição do Coité, 12 de maio de 2011.
Educandário Divino Mestre
Data-12/05/2011
Aluno-Jezer Hezrom
Série-1º ano do Ensino Médio
Disciplina-Geografia
Professora-Juliana Araújo
Pontos abordados:
>Causas e consequências do terremoto do Japão;
>O relacionar com o terremoto do Haiti.
Terremoto Japonês ocorrido em 11 de março de 2011
Foi um sismo de magnitude 9,0mW (escala Richter); tendo seu epicentro a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, e o hipocentro situado a uma profundidade de 24,4 km.
Causas:
A camada mais externa da Terra, a crosta terrestre, é formada por várias placas, como em um quebra-cabeça. essas placas se movimentam, ora se afastando umas das outras, ora se trombando uma com a outra. Quando chega a um limite a ponto de romper as estruturas das rochas, de quebrar, de falharem, há liberação de tensão. É nesse momento que acontece um terremoto. Ao todo, 90% dos terremotos acontecem nas bordas das placas tectônicas. O Japão fica entre três placas tectônicas: a placa do Pacífico, das Filipinas e a Eurasiana. Através do movimento de convergente, ocorre uma colisão com tais placas e com isso a placa que astá por cima, que é a eurasiana, se soergue deixando o território montanhoso, como é o do Japão.
Consequências:
O terremoto provocou alertas de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa do Pacífico da América do Norte e América do Sul. Provocou também ondas de tsunami de mais de 10 m de altura, que atingiram o Japão e diversos outros países. No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra.
Ele, além de causar mais de 12 mil mortes e deixar mais de 16 mil feridos, causou danos substanciais no Japão,